ALBINISMO

Ana Lyon
2 min readJul 2, 2022

--

No dia 13 de Junho foi comemorado o Dia Internacional da Consciência sobre o Albinismo, essa data é muito importante para seus portadores e foi criada em 2014 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com objetivo de divulgar mais informações sobre a doença, evitar perseguição e discriminação dos albinos e celebrar as conquistas das pessoas com essa condição

O que é o Albinismo?

O Albinismo é uma desordem genética que gera um “defeito” na produção de melanina da pele, cabelo e olhos, causando modificações na estrutura e funcionamento ocular de seu portador.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com o tipo de mutação apresentada por cada paciente, pois é ela que determina a quantidade de melanina produzida pelo organismo e a tonalidade da pele pode variar entre o branco e tons amarronzados, os cabelos podem ser brancos, amarelados, avermelhados ou acastanhados e olhos podem ser avermelhados, deixando transparecer os vasos da retina, azuis ou castanhos.

Doenças relacionadas ao Albinismo

Em alguns casos os portadores de albinismo podem apresentar casos de estrabismo, miopia, hipermetropia e astigmatismo. Por conta da ausência de melanina, os albinos são altamente suscetíveis aos danos causados pela radiação ultravioleta, apresentando envelhecimento precoce, cegueira e câncer de pele ainda jovens.

Tratamento

Por se tratar de uma mutação genética, não existe um tratamento que seja específico ou efetivo, mas elas devem iniciar o acompanhamento médicos especializados assim que o problema for descoberto.

Recomendações

O portador da doença deve evitar a exposição solar direta, usar óculos escuros com proteção para raios solares, fazer uso de chapéus e protetor solar, reaplicando a cada duas horas.

Celebridades que vivem com albinismo

Shaun Ross (modelo e bailarino), Stephen Thompson (modelo) e Connie Chiu (modelo) e Thando Hopa (modelo e advogada) respectivamente.

O albinismo não é uma doença contagiosa, não compromete o desenvolvimento físico nem mental de seus portadores, mas infelizmente há muito preconceito e mitos que rondam a doença, causando impactos negativos a longo prazo.

O autodiagnóstico e a automedicação são perigosos e contra indicados. Em casos de lesões ou sintomas, consulte seu médico.

--

--

Ana Lyon
Ana Lyon

No responses yet